Com mais de 400 áreas verdes, entre parques, jardins, praças e bosques, Paris é a capital mais arborizada da Europa. Alguns jardins são bastante conhecidos pelos turistas, como o Tuileries e o Luxembourg. Outros nem tanto como a Buttes Chaumont e o Bois de Vincennes.
Os parques fazem parte do dia-a-dia dos parisienses de todas as idades, nacionalidades e espécies. Desde que o tempo permite, jardins, praças e parques ficam lotados. E ainda tem o piquenique, um dos programas mais gostosos de se fazer quando o tempo começa a esquentar.
Confira alguns dos principais jardins de Paris:
1. Jardins do Palais Royal
Trata-se de uma praça retangular cercada por imóveis com uma grande homogeneidade arquitetônica. Um lugar calmo que contrasta com o burburinho da rue de Rivoli e da rue Saint Honoré, que está ao lado do Louvre. Em torno da praça as famosas galerias do Palais Royal com suas lojas de luxo como a do estilista Marc Jacobs.
2. O Jardin de Luxembourg
Situado entre o boulevard Saint Michel, a rua Vaugirard e a rua Notre Dame des Champs, Luxembourg representa 22 hectares de canteiros floridos, árvores, lagos, espaços lúdicos para as crianças, praça de esportes para adultos. No total, o Luxembourg possui 106 esculturas espalhados pelo jardim. O jardim é um verdadeiro museu aberto.
3. O Jardin des Tuileries
O Tuileries é o mais central, o mais histórico, o mais antigo, e um dos mais bonitos jardins de Paris. A sua localização é excepcional: ele está entre a praça Concorde e o Louvre e perto do Museu d’Orsay, da praça Vendôme e da Ópera Garnier. É neste jardim que bate o coração da cidade.
4. Les jardins de Bagatelles
O jardim de 24 hectares tem lagos, kiosques, hortas, um castelo e um trianon. Foi construído em 1777 pelo conde Artois, irmão do rei Louis XVI, como resultado de uma aposta perdida para Maria Antonieta. Os canteiros de rosas são a grande vedete do jardim. São mais de 10 mil roseiras, de 1.200 espécies diferentes.
Fonte: www.conexaoparis.com.br